O Hospital Chistóvão da Gama possui um Centro de Tratamento de Cardiologia, que conta com uma equipe de médicos especialistas, capacitados para lidar com pacientes em situação emergencial. A estrutura das unidades dispõe de equipamentos que permitem o diagnóstico e o tratamento mais preciso e eficaz de doenças cardiovasculares.
O Centro também tem serviço de hemodinâmica, que possibilita diagnóstico preciso e tratamentos cardiovasculares menos invasivos, e de um núcleo de cardiopediatria na unidade Kids Leforte Santo Amaro.
Também conhecidas como doenças arteriais coronarianas, a formação de placas de gordura nas artérias compromete a circulação sanguínea e provoca isquemia no músculo do coração, que pode levar a angina (dor no peito temporária) ou, em casos mais graves, ao infarto. Alguns sinais e sintomas das doenças isquêmicas podem ser:
Chamado popularmente de “ataque cardíaco”, o infarto acontece quando há um bloqueio do fluxo de sangue ao coração, que pode deixar o músculo cardíaco sem oxigênio. O órgão passa a ter as funções comprometidas ou parar de funcionar. Procure ajuda médica caso ocorra alguns dos sinais e sintomas do infarto agudo do miocárdio, tais como:
As artérias da pessoa com aterosclerose ficam mais estreitas e reduzem o fluxo do sangue de órgãos vitais como coração, cérebro e intestino. Isso pode acontecer pela alta presença do colesterol “ruim” (LDL). As complicações desse quadro podem levar ao derrame e ataque cardíaco (infarto agudo). Alguns sinais e sintomas da aterosclerose podem ser:
A arritmia cardíaca acontece quando há uma alteração na frequência e no ritmo do batimento do coração, que pode ser muito rápido (taquicardia), muito lento (braquicardia) ou irregular. Alguns sinais e sintomas da arritmia cardíaca podem ser:
O AVC é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro, que pode acontecer após a obstrução de uma artéria ou rompimento de um vaso sanguíneo que vai até o órgão. Os sinais e sintomas do acidente vascular cerebral, popularmente chamado de “derrame”, acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, e o paciente deve ser levado imediatamente ao médico:
Presente desde o desenvolvimento do feto, ainda na gestação, a cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer alteração na estrutura ou função do coração. Pode influenciar no fluxo sanguíneo e provocar malformações do corpo. Alguns sinais e sintomas da cardiopatia congênita podem ser:
A endocardite é uma infecção da parte interna do coração (válvulas), que pode ocorrer por causa de uma bactéria. É incomum afetar pessoas com o coração saudável. Alguns sinais e sintomas da endocardite podem ser:
A miocardite é a inflamação do músculo chamado miocárdio, que é responsável pela contração do coração. Essa doença prejudica o bombeamento do sangue e pode causar arritmias e insuficiência cardíaca. Os quadros leves podem não apresentar manifestações ou ser confundidos com infecções virais, e o paciente se recupera rapidamente. Porém, há quem apresente alguns sinais e sintomas da miocardite, que podem ser:
A insuficiência cardíaca é uma doença crônica, que ocorre quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para todo o corpo. Pode ocorrer acúmulo do sangue, faltar oxigênio para órgãos e comprometer funções vitais do organismo. Nos estágios iniciais, é possível que os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca não sejam evidentes, mas podem ser:
O prolapso da válvula mitral é conhecido como “sopro no coração”. Esse problema cardíaco ocorre quando uma válvula do coração não fecha corretamente, reduzindo a capacidade do órgão em bombear o sangue. A maioria dos casos não apresenta sintomas, mas alguns sinais de prolapso da válvula mitral podem ser:
Blog
Matérias relacionadas