Hospital Christóvão da Gama
Busca
Menu

Cirurgia plástica

Os especialistas em cirurgia plástica do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e dos Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes.

Cirurgia plástica no Hospital Christóvão da Gama

Cirurgia plástica é a especialidade médica que trabalha na remodelagem ou reconstituição de partes do corpo por motivos de saúde ou estética. O médico cirurgião plástico pode atender pacientes que tiveram sequelas ou cicatrizes ocasionadas por queimaduras, procedimentos cirúrgicos, lesões, traumas, entre outras causas; ou com foco na estética, visando melhor harmonia e uma reestruturação visual com base no padrão desejado pelo paciente.

Equipe

Médicos especialistas em alergologia e imunologia.

Localização

Locais estratégicos na Grande São Paulo.

Atendimento

Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.

Convênios

Atende convênios e particular.

Exames

Centro de Diagnósticos do Christóvão da Gama.

Tratamentos

Centros de Tratamento para a saúde completa.

Procedimentos mais frequentes feitos pela cirurgia plástica

A reconstrução da mama é um procedimento de reparação feito em mulheres que passaram por uma mastectomia (cirurgia de retirada da mama) durante o tratamento do câncer de mama. O cirurgião plástico irá considerar a forma, a aparência e o tamanho para realizar a reconstrução dessa parte do corpo.

Há também procedimentos estéticos que podem ser realizados no local, tais como:

  • Mamoplastia de aumento – com a utilização de implantes, como de silicone, para dar volume aos seios femininos.
  • Ginecomastia – no caso dos homens, utilizada para reduzir glândulas mamárias consideradas grandes.

A correção de cicatriz é realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo, tornando-a mais uniforme, com o tom e a textura da pele próxima ao ferimento. O procedimento é feito de acordo com os tipos de cicatrizes, que podem ser classificadas como:

  • Descoloração e irregularidades da superfície – identificadas em cicatrizes de acne ou de ferimentos leves;
  • Hipertróficas – cicatrizes altas, vermelhas e desconfortáveis, que podem crescer ao longo do tempo;
  • Queloides – podem causar dor e enrugar, essas cicatrizes são maiores do que as hipertróficas;
  • Contraturas – cicatrizes que podem até restringir o movimento corporal, podem ocorrer após uma queimadura.

O câncer de pele é classificado em dois tipos: melanoma e não melanoma. Essa divisão ocorre por causa da incidência e agressividade da doença. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e o cirurgião plástico pode atuar no seu tratamento das seguintes formas:

  • Remoção de tumores com margem de segurança por meio de cirurgia, usando técnicas para preservar a saúde e aparência do paciente;
  • Tratamento de cicatrizes após a cirurgia de retirada de tumores;
  • Procedimentos de reconstrução, caso necessário, usando enxertos e retalhos de pele.

O tratamento de queimaduras irá variar de acordo com o grau e complexidade da lesão. No caso de queimaduras mais simples, um curativo ou orientações para o próprio paciente cuidar da lesão podem ser suficientes; já em casos mais complexos, o cirurgião plástico pode usar técnicas como:

  • Expansão de tecidos – uma das formas mais comuns para preenchimento de pele, em que o médico usa água salina para estimular o crescimento do tecido e reparar lesões;
  • Cirurgias reparadoras – feitas para reconstruir a área e recuperar funções que podem ter sido prejudicadas pela queimadura, como a perda de elasticidade e mobilidade;
  • Tratamento de cicatrizes – reparos de descolorações, irregularidades e marcas.

Rinoplastia é o nome dado à cirurgia realizada no nariz, que pode ser feita para remodelar a aparência ou para corrigir dificuldades respiratórias causadas por lesões ou anomalias na estrutura do rosto. A rinoplastia pode ser realizada em casos como:

  • Mudança do tamanho do nariz em relação às outras partes do corpo;
  • Alterar a ponta ou o perfil do nariz ou a largura do dorso nasal;
  • Correção da assimetria nasal e desvio de septo.

Mentoplastia é uma cirurgia plástica indicada para remodelar o posicionamento do queixo. Esse procedimento pode ser feito para ajudar a superar dificuldades para mastigar e respirar ou com fins estéticos. Nas crianças podem aparecer condições que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião, por exemplo:

  • Fissura labial (lábio leporino);
  • Fenda palatina (goela de lobo).

Otoplastia é a cirurgia da orelha, que pode ser feita com duas funções:

  • Estética – corrige alterações do formato (orelhas salientes ou desfiguradas), que geralmente se tornam mais aparentes durante o crescimento da criança, como a macrotia (condição rara que denomina orelhas muito grandes).
  • Tratamento de deformidades causadas por lesões – podem ou não ser associadas com possível perda auditiva.