Hospital Christóvão da Gama
Busca
Menu

Cirurgia Torácica

Os especialistas em cirurgia torácica do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma coordenada e integrada. Eles contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes, além de uma moderna estrutura de centro cirúrgico nos hospitais do Grupo Leforte, dispondo de equipamentos de alta tecnologia, inclusive para a realização de cirurgias robóticas de tórax.

Cirurgia Torácica no Hospital Christóvão da Gama

A especialidade médica de cirurgia torácica cuida de doenças que necessitem de procedimentos cirúrgicos nos pulmões (incluindo brônquios e pleura), mediastino (que é a região entre os pulmões), parede do tórax (abrangendo ossos, músculos e tecidos de revestimento da região), traqueia e vias aéreas - seja para diagnóstico ou tratamento. Como a especialidade trata uma variedade grande de problemas de saúde, o cirurgião torácico pode trabalhar em conjunto com médicos de diversas especialidades, como cardiologia, oncologia, pneumologia e infectologia.

Equipe

Médicos especialistas em alergologia e imunologia.

Localização

Locais estratégicos na Grande São Paulo.

Atendimento

Equipe multidisciplinar cuida da sua saúde.

Convênios

Atende convênios e particular.

Exames

Centro de Diagnósticos do Christóvão da Gama.

Tratamentos

Centros de Tratamento para a saúde completa.

Doenças frequentes da especialidade de cirurgia torácica

O tumor de pulmão é o tipo de câncer que mais provoca mortes em todo o mundo e a grande maioria dos casos é devida ao tabagismo. A doença é dividida em duas categorias principais – o câncer de pulmão de células pequenas e o câncer de pulmão de não pequenas células, sendo que a segunda corresponde a 85% das ocorrências. Os tumores de pulmão em seus estágios iniciais. Quando apresenta sintomas, podem ser muito variados, dependendo da sua localização e com presença ou não de metástase. Os sinais e sintomas do câncer de pulmão podem ser:

  • Tosse;
  • Dor torácica localizada ou vaga;
  • Dificuldade de respirar (dispneia);
  • Rouquidão;
  • Perda de peso.

Derrame pleural, também chamado de água no pulmão, é o acúmulo de líquido dentro da cavidade pleural, que é o espaço entre a membrana que reveste o pulmão (pleura e visceral) e a membrana que reveste as costelas por dentro (pleura parietal). Pode ter diferentes causas (como infecções, tumores, insuficiência cardíaca, renal ou hepática e coágulos) e tipos e alguns são assintomáticos, sendo descobertos por acaso em exame físico ou radiografia de tórax. Mas os sinais e sintomas de derrame pleural podem ser:

  • Dor torácica;
  • Dificuldade de respirar (dispneia).

Na maioria dos casos, um nódulo pulmonar é uma alteração cicatricial causada por uma infecção antiga no pulmão ou alguma que ainda precise de tratamento. Mas é necessário fazer exames de acompanhamento por algum tempo para descartar a hipótese de ser um câncer. Geralmente, não provoca manifestações. Mas se houver, são da condição que provocou o nódulo, por exemplo, tuberculose ou infecção por fungo. Entretanto, se for um tumor maligno, os sinais e sintomas do nódulo pulmonar podem ser:

  • Tosse;
  • Dor torácica localizada ou vaga;
  • Dificuldade de respirar (dispneia);
  • Rouquidão;
  • Perda de peso.

A hiperidrose é a transpiração abundante mesmo quando não está calor ou a pessoa não está fazendo exercício físico ou não está com raiva ou medo. Existem dois tipos, a hiperidrose focal e a hiperidrose secundária generalizada. O primeiro tipo surge na infância ou na adolescência e atinge cerca de 2% a 3% da população. Já o segundo, é decorrência de um problema de saúde ou de algum medicamento que a pessoa esteja tomando. Os sinais e sintomas da hiperidrose podem ser:

Hiperidrose focal

Suor excessivo geralmente nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto;
Não há suor excessivo em repouso ou dormindo.

Hiperidrose secundária generalizada

Suor em todas as partes do corpo ou em regiões incomuns;
Há suor excessivo mesmo em repouso ou dormindo.

O pectus é uma deformidade que acontece na região do tórax, podendo ser de dois tipos. Um deles é o pectus excavatum, no qual há uma retração do osso esterno e das costelas, causando um afundamento da parte central do tórax. O outro tipo é o pectus carinatum, no qual acontece o oposto, o que provoca uma elevação na parte central do tórax. Por isso, também é chamado de peito de pombo. Além dos sinais físicos, os sinais e sintomas de pectus podem ser:

Pectus excavatum

  • Palpitações;
  • Dificuldade de respirar (dispneia);
  • Sibilos.

Pectus carinatum

  • falta de ar;
  • Fadiga;
  • Problemas circulatórios.