Os especialistas em hematologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos, dos Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes, como o Centro de Tratamento de Oncologia.
A anemia é definida pelo desequilíbrio na concentração de glóbulos vermelhos, que ficam em menor quantidade no sangue. Isso pode ser causado por vários fatores: a deficiência de algum nutriente, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico; perdas agudas ou crônicas de sangue, falta de produção dos glóbulos vermelhos na medula óssea; destruição dos glóbulos vermelhos; e deficiência na produção, como na síndrome mielodisplásica. Alguns sinais sintomas de anemia podem ser:
A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue. Ela se desenvolve a partir de uma mutação em células que formarão os glóbulos brancos antes de elas atingirem a maturidade, ainda na medula óssea, que é o local onde são produzidas. Assim, as células saudáveis vão sendo substituídas pelas células cancerosas. Existem vários tipos de leucemia, que podem ser agudas ou crônicas, mas alguns dos principais sinais e sintomas de leucemia são:
Linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, que é por onde circulam os linfócitos. Quando essas células se tornam malignas, passam a crescer descontroladamente, podendo originar linfomas de Hodgkin ou linfomas não-Hodgkin, que têm uma grande variedade de subtipos. Mas alguns dos principais sinais e sintomas do linfoma são:
O mieloma múltiplo é um câncer que afeta os plasmócitos, um tipo de glóbulo branco que surge na medula óssea e atua no sistema imunológico do corpo. Por causa do mieloma múltiplo, o organismo produz células cancerosas ao invés de saudáveis e pode ocasionar anemia, problemas de funcionamento do rim e dores ósseas. No início, a doença pode ser assintomática, mas fique atento a sinais e sintomas de mieloma múltiplo, tais como:
A síndrome mielodisplásica acontece quando há problemas na produção das células localizadas na medula óssea, que passam a ter problemas em seu amadurecimento. Pode acometer só em uma linhagem de células (glóbulos vermelhos é a mais comum) ou em todas elas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas). É uma doença em que há uma chance maior de evolução para leucemia aguda. Geralmente, as manifestações que a doença provoca estão relacionadas com o tipo de célula afetada, mas os sinais e sintomas da síndrome mielodisplásica podem ser:
São doenças que podem afetar os mecanismos da coagulação, manifestando-se por sangramentos ou tromboses (formação de coágulos nas veias ou artérias). Nas hemorragias, o sangue não coagula rápido o suficiente, ocasionando um sangramento contínuo ou excessivo. Fique atento a sinais e sintomas de coagulopatias, que podem ser: