Os especialistas em hepatologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e dos Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes. O Centro de Transplantes oferece todo o apoio multidisciplinar aos pacientes que necessitam de transplante de fígado.
A cirrose é uma doença crônica que ocorre quando células do fígado sofrem danos, causando o surgimento de cicatrizes e fibroses no tecido do órgão. Esse processo pode ser causado por diversos motivos, entre eles o consumo excessivo de álcool, hepatite viral crônica (B, C e D), fígado gorduroso, entre outras. Os sinais e sintomas da cirrose podem ser:
A encefalopatia hepática é a perda da função cerebral, que acontece quando um fígado danificado não remove as toxinas do sangue. A encefalopatia hepática pode acontecer em quadros de hepatite aguda e, mais normalmente, por uma doença crônica do fígado. Os sinais e sintomas podem ser:
A esteatose hepática, popularmente conhecida como “fígado gorduroso”, ocorre quando há o acúmulo de células de gordura nas células do fígado. Se não tratada, a doença pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves, como cirrose e câncer. O transplante de fígado, inclusive, pode ser necessário nas situações mais críticas. Os sinais e sintomas da esteatose hepática podem ser:
A icterícia, apesar de não ser uma doença, é um sintoma tratado pela área da hepatologia. Ocorre quando há uma concentração aumentada de bilirrubina (substância amarelada que é encontrada na bile, fluído produzido pelo fígado), deixando a pele e olhos amarelados. É um importante sinal de doenças hepáticas, como cirrose e hepatite. Os sinais e sintomas mais comuns da icterícia são:
A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus (hepatite A, B, C, D ou E), consumo excessivo de álcool e uso exagerado de determinados medicamentos que sobrecarregam o órgão. A doença pode ser aguda, com duração de pouco tempo, ou crônica, quando persiste por pelo menos seis meses. Geralmente, a hepatite não provoca sinais e sintomas, mas quando existem, podem ser:
A insuficiência hepática é uma grave perda da função do fígado, que pode ser aguda, afetando rapidamente o órgão, ou crônica, que apresenta um desenvolvimento mais lento. Assim como em outras doenças hepáticas pode ser consequência da hepatite viral, cirrose, excesso de medicamentos, entre outros. Os sinais e sintomas da insuficiência hepática podem ser: