Os especialistas em nutrição do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma coordenada e integrada. Eles contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes.
A anemia pode ser causada pelo desequilíbrio ou menor quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, que são responsáveis por levar o oxigênio para outros órgãos do corpo e manter seu funcionamento. A deficiência de algum nutriente, como ferro ou ácido fólico, também pode causar anemia. Alguns sinais e sintomas de alergias podem ser:
A desnutrição é uma deficiência de calorias ou de um ou mais nutrientes essenciais. Ela pode ocorrer porque a pessoa não ingere a quantidade necessária de calorias e nutrientes para suprir as suas necessidades – seja por impossibilidade de adquirir os alimentos e prepará-los ou porque tem uma necessidade calórica muito alta -, ou porque possui algum distúrbio que dificulta a ingestão de alimentos ou absorção de nutrientes. Os sinais e sintomas de desnutrição podem ser:
A diabetes é caracterizada pela deficiência de produção e/ou ação da insulina no organismo e pode ser classificada como tipo 1 ou tipo 2. A diabetes tipo 1 é resultado de uma destruição autoimune das células produtoras de insulina. Já a tipo 2 é adquirida ao longo da vida – o pâncreas produz insulina, mas ela não é absorvida pelas células. Alguns sinais e sintomas da diabetes podem ser:
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica causada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A pressão aumenta porque os vasos sanguíneos se contraem, fazendo com que o coração tenha que se esforçar mais para bombear o sangue para todo o corpo. Cerca de 20% da população no Brasil tem o problema. Geralmente é assintomático, mas, em alguns casos, os sinais e sintomas de hipertensão podem ser:
A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso com base em um cálculo que leva em conta também a altura do paciente, o chamado IMC. Vai do sobrepeso, passando pelo grau I, grau II, grau III, até a obesidade mórbida. A doença, se não for controlada, é fator de risco para outros problemas de saúde como hipertensão, diabetes e alterações cardíacas. Alguns sinais e sintomas da obesidade podem ser: