Os especialistas em otorrinolaringologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte do Centro de Diagnósticos e do Centro de Tratamentos para exames, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes, tanto adultos, como crianças e adolescentes.
A amigdalite é muito comum principalmente na infância e na adolescência, mas também pode acometer adultos. Ela é caracterizada pelo inchaço e vermelhidão do fundo da garganta. Assim como a sinusite, costuma aparecer junto de gripes e resfriados. Alguns sinais e sintomas da amigdalite podem ser:
A apneia do sono acontece quando a respiração fica instável – ou seja, para e recomeça diversas vezes – enquanto o paciente dorme. Para ser diagnosticado, é necessário monitorar a respiração e os batimentos cardíacos durante o sono. Em geral, quem tem apneia percebe os primeiros sinais da doença quando está acordado, como dificuldades para se concentrar e cansaço excessivo. Alguns sinais e sintomas da apneia podem ser:
A labirintite é uma infecção do ouvido interno, que afeta o equilíbrio. Em geral, os sintomas aparecem no início do dia e pioram de forma progressiva ao longo das horas. Alguns sinais e sintomas da labirintite podem ser:
A otosclerose é uma causa comum da surdez. Hereditária, essa doença causa alterações no osso estribo do ouvido – que fazem com ele se imobilize e transmita menos som para a cóclea, responsável pela audição. Essas alterações podem acontecer também na própria cóclea. A otosclerose é mais comum em mulheres e, em geral, aparecem entre os 20 e 30 anos e avança progressivamente. Alguns sinais e sintomas de otosclerose podem ser:
A sinusite é caracterizada pelo inchaço dos seios da face e, em geral, desaparece sozinha dentro de 2 e 3 semanas. É muito comum que os sintomas aparecem durante ou logo após uma gripe ou resfriado. Alguns sinais e sintomas da sinusite podem ser: