Os especialistas em reumatologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que trabalha de forma coordenada e integrada. Eles contam com o suporte do Centro de Exames e do Centro de Tratamento de Coluna e Dor, além de uma moderna estrutura de centro cirúrgico nos hospitais do Grupo Leforte, dispondo de equipamentos de alta tecnologia, inclusive para a realização de cirurgias robóticas.
A osteoartrite é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as pontas dos ossos. Também chamada de artrose, é a doença reumática mais comum no Brasil. A incidência da osteoartrite aumenta com o passar do tempo, principalmente após os 60 anos de idade, e as principais partes do corpo afetadas pela artrose são as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral. Alguns dos sinais e sintomas da osteoartrite (artrose) são:
A fibromialgia é caracterizada por uma dor muscular generalizada no corpo, que não tem uma causa ou um local conhecido, geralmente acompanhado de insônia, fadiga e problemas de memória. Embora a fibromialgia não tenha uma cura, é possível controlar a manifestação da doença por meio de medicamentos. Os principais sinais e sintomas da fibromialgia são:
A osteoporose pode enfraquecer os ossos do corpo e aumentar as chances de quebrarem com mais facilidade – até com atividades simples de mínimo esforço, como tossir ou se curvar. As principais fraturas relacionadas à osteoporose são no quadril, punho e na coluna. Os sinais e sintomas da osteoporose podem ser:
Gota é uma doença inflamatória que afeta as articulações, caracterizada por dores repentinas, inchaço e vermelhidão, principalmente no dedão do pé. A gota ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está acima do normal, em uma condição chamada hiperuricemia. Entre os sinais e sintomas da gota estão:
Artrite reumatoide é um quadro inflamatório que pode afetar não só as articulações, como também pele, olhos, vasos sanguíneos e o coração. A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca por engano tecidos saudáveis do corpo. Nos estágios iniciais, a artrite reumatoide pode afetar articulações menores, como os dedos das mãos ou dos pés, e com sua progressão se espalhar para partes como pulsos, joelhos, quadris e ombros. Os principais sinais e sintomas da artrite reumatoide são:
Tendinite é a inflamação de um tendão, que é um tipo de tecido que liga os músculos aos ossos e aos demais órgãos do corpo humano. Ela é causada, principalmente, pela prática inadequada de exercícios e pela repetição excessiva de movimentos. Alguns sinais e sintomas de tendinite podem ser:
Febre reumática é uma doença inflamatória que, se não tratada inicialmente, pode causar danos permanentes nas articulações e órgãos do corpo como o coração e o cérebro. A febre reumática é mais comum em crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos de idade, e pode ocorrer como uma reação a uma infecção de garganta causada por uma bactéria chamada estreptococo. Alguns dos principais sintomas e sinais da febre reumática são:
É a inflamação da bursa, uma pequena bolsa com líquido que facilita o deslizamento de músculos e tendões sobre os ossos, evitando o atrito entre eles quando as articulações se movimentam. Há mais de 140 bursas no corpo, sendo comuns no ombro, joelho, cotovelo, quadril, dedão do pé e calcanhar. Alguns sinais e sintomas de bursite podem ser:
Conhecida somente como lúpus, essa doença inflamatória é autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do corpo ataca tecidos e órgãos. A inflamação causada pelo lúpus pode afetar várias partes do organismo, como articulações, pele, rins, coração e pulmões. O diagnóstico do lúpus é dificultado pela semelhança de seus sintomas com os de outras doenças. No entanto, fique atento a sinais como: