Os especialistas em urologia do Grupo Leforte atendem em locais estratégicos da Grande São Paulo e contam com o suporte das Clínicas e Diagnósticos e Centros de Tratamentos para o diagnóstico, procedimentos terapêuticos e acompanhamento dos pacientes. É a equipe de urologia que tem o primeiro contato com os homens que manifestam sintomas de câncer de próstata, um dos mais comuns no sexo masculino. Para o tratamento deste e de outros tipos de cânceres urológicos há o suporte do Centro de Tratamento de Oncologia.
A bexiga hiperativa tem como principal característica a vontade urgente de urinar, com aumento da frequência e até mesmo atrapalhando o sono. É mais comum em mulheres, mas pode também afetar os homens, principalmente por causa de fatores como envelhecimento, aumento da próstata e diabetes. Alguns sinais e sintomas da bexiga hiperativa são:
O câncer de bexiga afeta o órgão responsável pelo armazenamento da urina antes dela ser eliminada do corpo. A incidência da doença é bastante ligada ao tabagismo, com mais de 9.400 casos no Brasil por ano. Os sinais e sintomas do câncer de bexiga podem ser:
O câncer de próstata é a segunda doença oncológica mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele), com cerca de 68 mil novos casos por ano. Na maioria dos casos, se desenvolve lentamente, com uma evolução silenciosa. Geralmente, o câncer de próstata é assintomático, mas os sinais e sintomas podem aparecer quando a doença estiver muito evoluída:
O tipo mais comum é o carcinoma de células renais (CCR), mas há outro tipo, o tumor de Wilms, que é mais frequente em crianças. Entre 2 a 3% dos cânceres em adultos são de rim, sendo que ele afeta cerca de 50% mais homens do que mulheres. Geralmente, é assintomático até que fique muito grande ou tenha metástase, mas alguns sinais e sintomas do câncer de rim podem ser:
Cistite é o nome dado a uma infecção no trato urinário baixo, geralmente, por uma bactéria. A doença é mais comum em mulheres do que nos homens, principalmente após a menopausa. Outros fatores de risco da cistite são diabetes e, nos homens, o crescimento da próstata. Alguns dos sinais e sintomas da cistite podem ser:
É conhecida popularmente como “xixi na cama” e afeta principalmente os pacientes infantis: cerca de 15% das crianças com até cinco anos de idade já tiveram essa condição. A enurese noturna pode ocorrer também na adolescência e na vida adulta, geralmente causada por outras doenças ou fatores psicológicos, como o excesso de estresse. Os sinais e sintomas da enurese noturna podem ser:
A hiperplasia prostática benigna é o aumento da próstata que pode ocorrer conforme o homem envelhece. À medida que a glândula aumenta, ela comprime a uretra e bloqueia o fluxo de urina, fazendo com que a bexiga não se esvazie completamente. Se não tratada, essa obstrução pode causar danos aos rins e enfraquecer a bexiga. Os principais sinais e sintomas da hiperplasia prostática benigna são:
A impotência sexual, também chamada de disfunção erétil, pode afetar homens principalmente a partir dos 50 anos de idade. A disfunção erétil pode ser relacionada a fatores como tabagismo, estresse e obesidade, e costuma ser percebida pelo próprio paciente. Os sinais e sintomas da impotência sexual podem ser:
Incontinência urinária é perda involuntária de urina. Ela pode ser associada a esforço físico – como quando a pessoa faz exercícios, dá risada ou após uma tosse – ou não. Os sinais e sintomas da incontinência urinária podem ser:
Pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma das doenças urológicas mais comuns, caracterizada pela dor intensa causada pela movimentação de pedras nas vias urinárias. A pedra nos rins pode ser formada quando a pessoa ingere pouca água. Os sinais e sintomas de pedra nos rins podem ser: