O sangramento vaginal anormal é quando o sangramento acontece antes da puberdade, depois que a mulher entrou no período não reprodutivo da vida – que é quando ela não menstrua mais –, durante a gravidez ou entre as menstruações. Embora o intervalo de dias entre as menstruações possa variar, o sangramento é anormal nas seguintes situações: se acontecer frequentemente em menos de 21 dias depois da última menstruação; se durar mais do que sete dias; se o fluxo da menstruação for muito intenso a ponto de precisar trocar o absorvente a cada hora; e se o intervalo entre as menstruações for maior do que 90 dias.
Existem vários fatores que podem provocar o sangramento vaginal anormal quando a mulher está na idade fértil, por exemplo: miomas, complicações na gravidez, alguns contraceptivos que podem causar sangramentos entre as menstruações, câncer do colo do útero, síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo.
Miomas uterinos são tumores benignos formados por tecido muscular, sendo bastante comuns em mulheres na fase reprodutiva. Eles podem ter tamanhos diversos, sendo a maioria pequena e assintomática. Entretanto, os miomas uterinos podem provocar diversos sinais e sintomas, como sangramento vaginal anormal, aumento do volume abdominal, dor pélvica, constipação intestinal, maior frequência urinária ou o oposto, a retenção de urina.
Como tratar o mioma uterino – quando não há sinais e sintomas, não há necessidade de tratamento, mas é preciso acompanhar a evolução do quadro. Quando é necessário, pode envolver o uso de medicamentos e até cirurgia para a retirada do mioma ou de todo o útero, dependendo do caso.